Pular para o conteúdo principal

Pentecostalismo brasileiro: As origens

Pentecostalismo brasileiro: As origens













É impossível falar em “pentecostalismo brasileiro” sem antes falarmos um pouco sobre o pentecostalismo norte-americano.

E é impossível falar em pentecostalismo brasileiro sem falar na Congregação Cristã no Brasil e Assembléia de Deus, que são as pioneiras na propagação da fé pentecostal em solo brasileiro.


O fenômeno religioso denominado “pentecostalismo brasileiro” está prestes as completar cem anos, estudiosos da religião dizem que o pentecostalismo é um dos mais importantes fenômenos religiosos ocorrido no século XX.

Desde o seu surgimento publico na Azuza Street, na cidade de Los Angeles, Califórnia - Estados Unidos, em 100 anos, o pentecostalismo conquistou 500 milhões de seguidores em todo o mundo. Caso seja mantido os níveis de crescimento dos últimos anos, estima-se que em 2025 44% dos cristãos serão evangélicos pentecostais, o que somará cerca de 1,1 bilhão de pessoas.
.
Com a aproximação do primeiro centenário do movimento pentecostal brasileiro cresce o numero de interessados no assunto, também por isso criamos este blog, um blog escrito por ccbeianos para ccbeianos, que abordará principalmente o centenário da Congregação Cristã no Brasil (CCB), eventualmente, por motivos de retratação histórica a Assembléia de Deus (AD) poderá ser citada, uma vez que em 2011 ela também completará seu primeiro centenário.

Todos são bem vindos a este blog, independente da igreja qual freqüentam, mas nos delimitaremos apenas a assuntos dos aspectos históricos e do pentecostalismo em si, não discutiremos aqui religião. .
.
A Congregação Cristã no Brasil que este ano completará o seu primeiro centenário, aparentemente não está comemorando a data com festejos, como antecipadamente faz a AD, o que certamente reafirma a postura da CCB em não se expor nas mídias, ou como disse o mestre em religião pela Mackenzie, Gloecir. Bianco: a "CCB no século XXI é uma igreja pentecostal invísivel".
.
Penso comigo, embora isso seja negado pela instituição, que o lançamento do novo hinário previsto para 2010, é uma tímida e discreta comemoração ao centenário. E esta “comemoração” é bem vinda, pois, nos orgulhamos da nossa história.
.
Certo é que com a chegada de 2010 e aproximação de 2011, anos em que chegaram ao Brasil Louis Francescon, Daniel Berg e Gunnar Vingren, respectivamente, começam a pipocar na imprensa informações relacionadas ao pentecostalismo brasileiro e inevitavelmente às denominações CCB e AD, que são as precursoras do movimento no Brasil. Este já pode blog ser citado como exemplo neste sentido, outro exemplo que podemos citar foi o congresso realizado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) em novembro do ano passado.
.
Afinal quais as origens do pentecostalismo?
.
O pentecostalismo também conhecido como “avivamento pentecostal”, é um movimento religioso que surgiu no inicio do século XX, entre pobres e imigrantes nas periferias dos Estados Unidos.
.
Porque denominações como CCB são classificadas como igrejas pentecostais”?
.
É uma referência ao Batismo pelo Espírito Santo, descrito no livro de Atos capítulo 2, o termo “pentecostal” deriva de “pentecostes”, um termo grego utilizado que é utilizados para referir-se a festa judaica das semanas.

Podemos afirmar que o pentecostalismo é um movimento cristão avivalista, que tem ênfase na santificação e no relacionamento pessoal entre Deus e o crente. Há historiadores que atribuem o surgimento do pentecostalismo a Montano, um cristão do ano 150, que lutou pela recaristimazação cristã, e isto fez porque os cristãos daquela época já haviam abandonado a: glossolalia (falar em línguas), revelações, curas divinas e maravilhas.

Charles Fox Parham e William Joseph Seymour; 1901 e 1906; Topeka (Kansas) e Los Angeles (Califórnia) são os precursores do pentecostalismo do século XX. Porém, muitos deixaram de relatar a contribuição de Parham devido a sua tendência racista simpática aos ideais da Ku Klux Klan, acusações de homossexualismo e doutrinas exclusivistas que afirmava que os anglo-saxões eram descendentes diretos das tribos perdidas de Israel após o exílio na Assíria.

Seymour, negro e filho de escravos libertos, constantemente é exaltado de por sua atuação, mesmo em uma época de forte perseguição racial nos EUA, tornou-se bastante popular por causa do movimento avivalista da Azuza Street.

Acredita-se que a rápida expansão do pentecostalismo esteja associada a fatores sócio-culturais, como divisões raciais e de classe. As igrejas pentecostais se tornaram um local onde os pobres manifestavam seu descontentamento com a pobreza e conflitos raciais, assim surgiu a “igreja dos deserdados”. Num período de três anos, muitos fiéis pentecostais transformaram-se em missionários que começavam a disseminar o pentecostalismo por todo os EUA, depois, Europa, Ásia, América Latina e África. Assim foi com Louis Francescon, Daniel Berg e Gunnar Vingren, que saíram de Los Angeles para trazer a mensagem pentecostal à América Latina, que na Argentina em 1909 culminou no surgimento da Assembléia Cristã, a primeira denominação pentecostal latino-americana, em 1910 no Brasil da Congregação Cristã e 1911, também no Brasil, da Assembléia de Deus.

Quais são as principais características do pentecostalismo?

.
Como já dissemos acima, o pentecostalismo prioriza o relacionamento do individuo com Deus e enfatiza a santificação e o Batismo pelo Espírito Santo. Outra característica peculiar a este grupo é o fato de se tratar de uma religião dinâmica, oral e resultante do testemunho de pessoas, que desde o inicio, tem valorizado mais a tradição oral do que a escrita. Por este fato, algumas denominações deixaram de registrar a própria história, permitindo que importantes personagens do pentecostalismo e denominações caíssem no esquecimento, por isso, tem muito trabalho aquele que se propõe a estudar o fenômeno pentecostal.
.
Em linhas gerais, podemos dizer o pentecostalismo brasileiro tem raízes norte-americanas, que do movimento avivalista, conduzido por Charles Fox Parham (1873-1929) e William Joseph Seymour (1870-1922) no inicio do século XX (1906), permitiu que no ano de 1910 o italiano Louis Francescon e um grupo de irmãos em Santo Antonio da Platina (PR) dessem origem primeira igreja evangélica pentecostal brasileira à Congregação Cristã no Brasil, e em 1911 os suecos Daniel Berg e Gunnar Vingren em Belém do Pará dessem origem a Missão da Fé Apostólica, que sete anos depois adotou o nome de Assembléia de Deus no Brasil.
..
Clique na imagem para ampliar.,
mapa historico0
.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS
.
CAMPOS, Leonildo Silveira. As origens norte-americanas do pentecostalismo brasileiro: observações de uma relação ainda pouco avaliada. Revista USP. São Paulo. 2005
.
BIANCO, Gloecir. CCB no século XXIUma denominação pentecostal invísivel. Blog Religare-Religare. Curitiba. Setembro/2005.
.
Pentecostalismo. Wikipedia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

INICIO DA CCB EM SÃO PAULO

INICIO DA CCB EM SÃO PAULO Início da Congregação Cristã em São Paulo Louis Francescon, missionário italiano, oriundo do movimento de avivamento pentecostal nos Estados Unidos, chega ao Brasil em março de 1910. Em Chicago, recebera a missão, através de revelações espirituais e profecia do pastor W. Durhan, para levar a mensagem do avivamento às comunidades italianas no mundo. Em 1909, junto com Giácomo Lombardi e Lucia Menna embarcam para a Argentina, para evangelizar um parente de Lucia Menna. Após deixarem alguns convertidos e batizados na Argentina, Louis Francescon e G.Lombardi chegam à São Paulo em 8 de março de 1910. São Paulo chegou a ser chamada cidade italiana, tal a grande quantidade de italianos que aqui chegaram, para substituir a mão de obra escrava. Era na estação da Luz que chegavam os italianos desembarcados no porto de Santos. Após alguns dias, G. Lombardi parte de volta para a Argentina e Louis Francescon viaja para o Paraná, para evangelizar a família de V

INÍCIO CCB EM SANTO ANDRÉ - SP

INÍCIO CCB EM SANTO ANDRÉ - SP CCB Central de Santo André Histórico do início da CCB em Santo André, São Paulo Como está relatado no Histórico da Obra de Deus, em 1.910, através de nosso irmão LOUIS FRANCESCON foi a Obra de Deus anunciada no Brasil, passando logo, a ser disseminada, principalmente entre a colônia italiana. Nesse início, com a Obra De Deus totalmente desconhecida, em quase todos os lugares onde foi anunciada foi acompanhada de demonstração de virtude e poder, manifestando-se através de maravilhas e milagres. Assim também foi em nossa região de Santo André e arredores, cujo inicio deu-se da seguinte forma: Mais ou menos em junho de 1.915 a irmã AMÉLIA BORLENGHI foi a Santo André visitar sua cunhada ANGELINA GRENZI (que posteriormente veio a crer no Senhor Jesus), esposa do Sr. VICENTE GRENZI (que não chegou a crer). Visitando esses parentes, a irmã AMÉLIA BORLENGHI, que era cega, ficou sabendo que Dona ANGELA ZANETTI, moradora da chácara vi

Familia Francescon 1903

Familia Francescon 1903 Foto rara da família de  Louis Francescon, de 1903. Foi o ano em que ele saiu da Igreja Presbiteriana, e uniu-se ao grupo de Giuseppe Beretta.