Pular para o conteúdo principal

Louis ou Luigi Francescon

Louis ou Luigi Francescon



O PIONEIRO:

Luigi Francescon, Luigi Francesconi, Louis Francescon, Louis Francesconi?


Apesar do uso intercambiável das diversas formas acima mencionadas - conforme se observa junto à vasta literatura atualmente à disposição - apenas duas dessas formas são oficialmente aceitas.

Conforme documentos ainda preservados pela comuna italiana de Cavasso Nouvo (Província de Pordenone), seu mais ilustre habitante veio a nascer a 29 de março de 1866, sob o registro de LUIGI FRANCESCON (1).

Filho de Pietro Francescon e Maria Lovisa, Luigi manteve-se em Cavasso Nuovo até os 15 anos de idade dirigindo-se, posteriormente, à Hungria. Permaneceu nesse país até os vinte anos, exercendo seu ofício habitual: a confecção de mosaicos.

Após o serviço militar (três anos), imigrou para os Estados Unidos da América onde, por determinação regular, adequou seu prenome passando-se a grafar: LOUIS. A naturalização americana, todavia, não comprometeu seu sobrenome, assinando-se, a partir de então, como "LOUIS FRANCESCON".

Embora alusivo à França, o sobrenome "Francescon" é genuinamente italiano, não devendo-se, no entanto, associá-lo erroneamente às variantes "Francesconi", "Franceschini", entre outros.

Deste modo, tanto a grafia quanto a pronúncia se atém (exclusivamente) a duas formas ou expressões compostas, a saber:


- Luigi Francescon (original italiano)

- Louis Francescon (pós-naturalização americana)


A Congregação Cristã, assim como a Asemblea Cristiana en la Argentina e mesmo a Assemblea di Dio in Itália (2) adotam o modelo denominado tardio (ou atualizado) como o seu referencial padrão*.
________________________________________________________________________
(1) YUASA, Key. Louis Francescon. A theological biography. 1866-1964. Genebra, 2001.
(2) ou "ADI". Inicialmente, "Congregazione Cristiana Pentecostale in Itália", sob a tutela de Giácomo Lombardi.
*isto é, Louis Francescon.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

INICIO DA CCB EM SÃO PAULO

INICIO DA CCB EM SÃO PAULO Início da Congregação Cristã em São Paulo Louis Francescon, missionário italiano, oriundo do movimento de avivamento pentecostal nos Estados Unidos, chega ao Brasil em março de 1910. Em Chicago, recebera a missão, através de revelações espirituais e profecia do pastor W. Durhan, para levar a mensagem do avivamento às comunidades italianas no mundo. Em 1909, junto com Giácomo Lombardi e Lucia Menna embarcam para a Argentina, para evangelizar um parente de Lucia Menna. Após deixarem alguns convertidos e batizados na Argentina, Louis Francescon e G.Lombardi chegam à São Paulo em 8 de março de 1910. São Paulo chegou a ser chamada cidade italiana, tal a grande quantidade de italianos que aqui chegaram, para substituir a mão de obra escrava. Era na estação da Luz que chegavam os italianos desembarcados no porto de Santos. Após alguns dias, G. Lombardi parte de volta para a Argentina e Louis Francescon viaja para o Paraná, para evangelizar a família de V

INÍCIO CCB EM SANTO ANDRÉ - SP

INÍCIO CCB EM SANTO ANDRÉ - SP CCB Central de Santo André Histórico do início da CCB em Santo André, São Paulo Como está relatado no Histórico da Obra de Deus, em 1.910, através de nosso irmão LOUIS FRANCESCON foi a Obra de Deus anunciada no Brasil, passando logo, a ser disseminada, principalmente entre a colônia italiana. Nesse início, com a Obra De Deus totalmente desconhecida, em quase todos os lugares onde foi anunciada foi acompanhada de demonstração de virtude e poder, manifestando-se através de maravilhas e milagres. Assim também foi em nossa região de Santo André e arredores, cujo inicio deu-se da seguinte forma: Mais ou menos em junho de 1.915 a irmã AMÉLIA BORLENGHI foi a Santo André visitar sua cunhada ANGELINA GRENZI (que posteriormente veio a crer no Senhor Jesus), esposa do Sr. VICENTE GRENZI (que não chegou a crer). Visitando esses parentes, a irmã AMÉLIA BORLENGHI, que era cega, ficou sabendo que Dona ANGELA ZANETTI, moradora da chácara vi

Familia Francescon 1903

Familia Francescon 1903 Foto rara da família de  Louis Francescon, de 1903. Foi o ano em que ele saiu da Igreja Presbiteriana, e uniu-se ao grupo de Giuseppe Beretta.